O Avesso do Travesso

postado em: Sem categoria | 0

foto_avesso_travesso

 

“Tra.ves.so (ê) adj. Diz-se de criança irrequieta, buliçosa, cujas brincadeiras podem provocar situações de perigo para si e/ou para outrem; traquinas, arteiro, endemoniado, endiabrado, peralta.” (Definição encontrada no mini dicionário Aurélio, 7ª edição).

Andei pensando… Se o travesso é tudo isso, qual será o seu avesso? O avesso do travesso? Assim, criei minha própria definição!

A.ves.so (ê) adj. do tra.ves.so (ê) adj. Diz-se de criança quieta, que não “buliça” nada sem aprovação, cujas brincadeiras não causam perigo nem a uma mosquinha; santinhas, artistas, angelicais, com um pé lá na imaginação e outro bem firme cá na realidade, na consequência dos seus atos…

Enfim, fui uma criança dessas, apesar de ter três irmãs e um irmão, me sentia um pouco só, pois era a caçula e a diferença de idade naquele fazia diferença… Mas, assim mesmo, desse jeitinho avesso, tenho uma história para contar. Uma história que começa do começo de um sábado bem lúdico no qual as crianças dominaram o lar!

Era uma linda manhã de sábado e meus pais não estavam em casa, haviam saído, para onde? Eu sei lá! Pois em casa eu estava com meus primos peraltas a fuçar… Fuçar o que fazer para brincar. Resolvemos uma “mistureba” criar, tudo junto e misturado no mesmo lugar. A receita? Te conto já:

Ingredientes

1 bacia
água à gosto
abra o armário do banheiro e pegue tudo que encontrar…

Modo de preparo

Adicione um a um na bacia até encorpar. No final, não esqueça: ponha sal de frutas ENO para borbulhar… Ah… Um “acarajé albino” você produzirá! Chamo de bolinho da criança avessa…

E… naquele dia, no meu lar, com toda aquela mistura fiquei feliz!

E… hoje, a lembrar, mais feliz fico ainda… Com essa mistura encontrei uma travessura e descobri que o avesso do travesso também pode “travessar”.

Deixe uma resposta